Pais e filhos

São Paulo, 27 de janeiro de 2020

Priorize a vida espiritual do seu filho

1)    Ensinar os filhos o temor de Deus.
É tarefa intransferível dos pais ensinar aos filhos a obediência a Deus.  Temor a
Deus é o princípio número um da vida.  “Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, pois foi para isso que fomos criados". (Ec 12:12,13).  As crianças não nascem sabendo disso e você é o responsável por mostrar isso a ela.  Na medida que vão adquirindo entendimento próprio vão depositando sua confiança em Deus.    “... No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio também segurança para a sua família” (Pv 14:26). 
O Alerta! A família vive uma crise sem precedente!  
2)  Ensinar os filhos a importância de prestar um culto a Deus
Tarefa dos pais assumir para si essa responsabilidade. Não terceirizar deixando para igrejas, escolas, quem quer que seja.
 “... Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem” (Dt. 6:6). Só teremos cidadãos adultos responsáveis se a semente for semeada na idade infantil.
Para ensinar isso devemos ser o primeiro exemplo aos nossos filhos.
Na sociedade respeitando as leis
Na espiritual devemos estimular e mostrar o caminho sendo em:
Casa
Criar a rotina com elas de conversar e fazer devocional, mostrar a elas que em casa começa o nosso culto à Deus, ainda ouço adultos dizendo ou demonstrando que criança é criança e não precisa disso.
Está enganado, Deus fala com as crianças, Deus usa as crianças e o mesmo espírito que existe dentro de nós, também habita nelas e deseja derramar sobre elas a sua unção.
INVISTA NA VIDA DE SEUS FILHOS.
Na igreja ensinar que existe um culto próprio para a idade delas, criança tem suas vontades é claro, mas cabe a você pai ensinar para ela que existe tempo para todas as coisas e esse é o momento de cultuar a Deus.
Ela precisa ser ministrada assim como nós precisamos. 
Deixar a criança no culto de adultos é simplesmente ignorar a vida espiritual de seu filho.
Não permita que o Diabo roube isso de seu filho. 
3)  Amando a Deus e a sua Palavra
O amor é o principal combustível para nos mantermos em movimento.  Quando o amor acaba a vida perece. A fonte do amor é Deus. Através de Sua Palavra flui esse amor.  Se amamos a Deus obedecemos a sua Palavra. Se amamos a Sua Palavra ensinaremos aos nossos filhos como amar. Não há outro mandamento ou forma de viver que não seja esse: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento”
(Mt. 22:37,38). “Guardo no coração as tuas Palavras, para não pecar contra ti” (Sl. 119:11). Negligenciar o ensino do amor é pecar contra Deus. Porque Deus é amor!
Desenvolva essas tarefas com seus filhos no dia a dia
1) Pelo exemplo
Não precisamos bater muito nessa tecla, todos sabemos que o exemplo fala mais alto do que palavras. Alguém disse: " Mais vale um grama de exemplo do que uma tonelada de sermões". O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo, praticava as duas coisas: “... Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13:15). Os filhos aprenderão a lei do trânsito vendo como o seus pais comportam dirigindo o carro.  Aprenderão a importância de ir à Igreja com os seus pais indo.  Os pequenos cidadãos estão sendo lapidados por bons exemplos. 
2)    Oração
A oração remove os Céus e a terra.  O próprio Senhor Jesus Cristo tinha necessidade de orar: “... Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava” (Mc 1:35).  Muitos exemplos de pais que enquanto os filhos não chegavam em casa permaneciam orando pela segurança deles. Temos o exemplo de Jó, enquanto os seus filhos festejavam se colocava em oração : “ De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles (filhos), pois pensava: “ Talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado e amaldiçoado a Deus” Essa a prática constante de Jó”  (Jó 1:4,5).  
3)    Pelo ensino
 A criança está com sua mente fértil para absolver tudo que lhe ensina.  O que uma criança aprende na primeira década dos seus anos levará pelo resto da vida. A questão é:  Quem está ensinando o quê?  Pais:  Quem está tendo acesso a mente do seu filho de sua filha? Com a chegada da tecnologia online os pais estão perdendo o controle. As escolas estão perdendo o controle. As igrejas estão perdendo o controle.  “... Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22:6).  Os princípios da
Palavra de Deus ainda é o melhor caminho para os pais andarem com os seus filhos.
Faça uma criança sorrir.  Invista numa criança que não sabe o que é um beijo e um abraço. Pais: cuidem bem dos seus filhos, eles são heranças do Senhor.  Entendam, os seus filhos são o seu maior capital.  Invistam tempo de qualidade e muito amor.

Texto adaptado
Com amor
Andréa Lima
******************************************************************

*O recurso mais poderoso que os pais têm para criar seus filhos é a intercessão!*
Tema: O clamor de uma geração de "Jairos"
Texto: Marcos: 5: 21 – 24
Jairo um exemplo de pai intercessor.

A ênfase não está no milagre que Jesus fez, embora seja ele tremendo. Mas, sim, na pessoa de Jairo, “um pai desesperado”

Jairo tem com Jesus um encontro no meia da multidão.

Jairo representa cada pai e mãe que precisa da intervenção de Deus na vida de seus filhos. Isso inclui todos os pais, pois todos os filhos, mesmo os filhos de crentes, precisam receber a vida de Deus através no novo nascimento.

Esse encontro é um divisor de águas na vida de toda pessoa. Jairo poderia ter convidado Jesus para entrar em sua casa antes de essa tragédia acontecer, mas ele só fez isso depois que a morte já havia entrado. Por isso, não importa a condição em que os seus filhos estão. Com ou sem problemas, eles precisam ter um encontro com Deus


Interceda pelos seus filhos diariamente, que sua oração alcance o trono de Deus.

Crie esse hábito, clame, chore, grite, confie.


Ensine a verdadeira páscoa

Ensinando o caminho certo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

03/03/2016 - Tema: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram.

Meditações