21 dias - mantendo o coração aquecido


“Faz de novo, Senhor! Faz de novo!”

*******************************************************
21° dia

Tema: Ouvindo a Deus nas decisões
Texto: Salmos 46:10

Deus fala das mais diversas formas. Precisamos estar atentos para sentir quando ele quer que caminhemos mais por uma ou outra delas. Opções de ouvi-lo ou discernir sua vontade incluem:
Ficar em silêncio para ouvir. “Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus” (Salmos 46:10). É bastante difícil ouvir quando não paramos de falar! Norteando-nos por João 5: 19ª nos ajudará a andar na dependência do Pai.
Procurar uma perspectiva bíblica. Às vezes existe ensino claro sobre algum princípio que pode nos nortear. Outras vezes, Deus pode nos falar de forma especial por meio de um versículo ou passagem bíblica.
Ficar atento a uma intervenção divina através de dons espirituais ou revelação especial. É importante entender as normas ou regras para discernir quando uma palavra vem de Deus (I Cor 14: 26 – 32)
Para ajudar na decisão, fazer uma análise lógica das vantagens de abraçar a nova possibilidade e das vantagens de não fazer isso. Com essas duas listas de vantagens de cada lado de decisão, pode-se dar peso de 0 a 10 em cada assunto. Ao final, basta somar os pesos de cada lado. Este exercício pode revelar que uma opção tem méritos muito acima da outra.
Ouvir o coração de cada pessoa envolvida na decisão. Deus muitas vezes fala por meio dos corações das pessoas envolvidas (Lucas 7: 36 – 50).
Pedir conselho de seu líder espiritual ou outras pessoas sábias (I Pedro 5: 1 – 6).
Para aprofundar este assunto (João 5: 19 – 20, 30; 10: 2 – 7)
Estudo da bíblia do discipulado 

Participar do avivamento é também saber ouvir a Deus.
Aquiete-se em Deus, ouça o que Ele quer dizer com você.
Tome a decisão certa.




*******************************************************
19°, 20° dia

Tema: Por que os enraizados duram
Texto: Salmos 1:3

“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”.

Este desejo de ver um impacto duradouro não vem de nós, mas de Deus. Em João 15, Jesus anunciou que nos escolheu para darmos frutos:

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. [...] Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça”

Frutos não atividades religiosas como ir à igreja, ler a Bíblia, guardar os Dez mandamentos, ou pregar o evangelho. Fruto significa que, quando alguém provar sua vida, ela terá gosto de Jesus. Se você está totalmente enxertado em Jesus, que é a Videira, Ele diz que você produzirá resultados palpáveis que farão as pessoas dizerem: “Isso é que é ser um cristão”.

Seu coração é ponto de conexão com Jesus – o lugar onde você se tornará enraizado em seu relacionamento com Ele.
Permita que raízes sejam criadas dentro de você, através do seu relacionamento com Deus.

Manter avivado é manter o coração em conexão e enraizado em Cristo.


*******************************************************
17°, 18° dia

Tema: Deleitar-se em Deus
Texto: Salmos 37

Todos nós desejamos a felicidade. Todos nós desejamos que os nossos sonhos se realizem. Pensamos sobre a carreira, salário, moradia, saúde, ministério, namoro, estabilidade familiar etc.
Como podemos lidar com esses anseios do nosso coração? Nem sempre nossos anseios, nossos sonhos são realizados. E, às vezes, não acontece como gostaríamos. Por que isso acontece? Por que Deus não concedo o desejo do nosso coração? Ele não quer eu seja feliz? O que Deus tem a nos dizer a respeito disso?

1)    Nossa felicidade dever ser próprio Deus.
Tenha prazer em Deus. Pensa em algo que você goste muito de comer, pensou? Então quando você come qual a sensação que você tem? Eu sinto como se aquilo fosse a melhor coisa que eu estivesse comendo, eu acabo esquecendo de outras coisas boas que também gosto de comer. Se você pudesse prolongaria aquele sabor por várias horas. Isso é deleitar. Deus quer que nós nos deleitemos Nele, que nós tenhamos prazer em buscá-lo, que nós tenhamos um sentimento de gratidão a Ele.
Nossa felicidade não pode estar em coisas perecíveis, justamente porque elas parecem, acabam. Nossa felicidade deve estar em algo imperecível, eterno, que é Deus

2)    Nossos desejos devem estar em sintonia com a vontade de Deus.
Você ama a Deus por quem Ele é ou por aquilo que Ele pode dar?
Se você não ama a Deus por quem Ele é, mas por causa daquilo que Ele pode te dar, então você também não ama a Deus. O que você realmente ama é o objeto, o bem que Ele pode te dar e não a Deus.
Deus não concedo os desejos que tomam o lugar Dele. Se você não se agrada de Deus, os seus desejos serão egoístas, para a sua própria satisfação.
Quando oramos e apresentamos nossos desejos diante de Deus não é o coração de Deus que é mudado para se adequar aos nossos anseios, mas sim os nossos corações.
Deleitar-nos em Deus faz com que a nossa vontade, os nossos desejos, sejam moldados de acordo com a vontade Dele. Quando nos agradamos em Deus, a nossa vontade se harmoniza, entra em sintonia, com a vontade Dele.

Há desejos que temos que são besteira ou que irão nos destruir no futuro se forem concedidos. Deus sabe disso. Por isso, Deus não nos dá sempre o que queremos.

C. S. Leuis uma vez disse: “Se Deus tivesse respondido todas as orações tolas que fiz em minha vida, onde eu estaria agora?


*******************************************************
16° dia

Tema: Em qual estação você está?
Texto: João 15: 1 – 11


“Quais são, então, os segredos da videira frutífera? O primeiro segredo é a poda da planta. Deus é um jardineiro incansável, podando todo ramo que dá fruto para que frutifique ainda mais. Essa poda é, por certo, uma ilustração do sofrimento e trata-se de um processo drástico. O arbusto é cortado geralmente no outono, o que, para os leigos, parece extremamente cruel. Às vezes resta apenas um toco — nu, cerrado, marcado e mutilado — mas quando a primavera e o verão retornam, os frutos aparecem em abundância. A faca dolorosa da poda esteve em mãos seguras. Alguma forma de sofrimento é praticamente indispensável à santidade.
O segundo segredo da frutificação é a “permanência” dos ramos na videira. Essencialmente, ser um cristão é estar “em Cristo”, organicamente unido a ele. Assim, permanecer em Cristo é manter e desenvolver um relacionamento já existente. Além disso, trata-se de um relacionamento recíproco, uma vez que permanecemos em Cristo e Cristo em nós. Para que ele permaneça em nós, devemos permitir que ele assim o faça, que ele seja cada vez mais aquilo que é: nosso Senhor e o Doador de nossa vida”.
John Stott

Antes de alcançar o amadurecimento e o sabor pleno, a videira passa por vários estágios.
Sua duração depende, portanto, da variedade, do clima e das características do solo.
Em qual estação você está?
A palavra permaneça (permaneçam) se repete 11 vezes até o final do v.11. É impossível exagerar a absoluta necessidade de permanecer em Cristo. Ele é a fonte da vida: nós somos os canais. Fique enraizado. Comece seu dia com Ele. Converse com ele nos intervalos. Encerre seus com Ele. À medida que você fica conectado, vida e frutos fluirão de você. Sem essa conexão, você não dará fruto, será cortado. Estar longe Dele fará nos eliminará. Assim não produziremos em 50%, 25% ou 10%. Ficaremos sem nada.
Você se lembra das vezes em que se sentiu espiritualmente seco? Sabe por que isso aconteceu
Deus realmente se importa com isso.

Em qual estação você está hoje?
Permaneça Nele e Ele permanecerá em você.



*******************************************************


15° dia

Tema: Se falar comigo eu te ouvirei.
Texto: Jeremias 33:3

Deus fala com o profeta enquanto ele ainda está preso no palácio. A direção do Senhor é que Jeremias clame em busca de respostas, porque ele será ouvido.
Isso é maravilhoso!
Deus tem prazer em falar conosco. Jeremias não estava sozinho, abandonado na prisão. O Senhor o orientou: “Clame a mim ... “.
É isso que devemos fazer. Não importa em que momento da vida estamos. Devemos clamar ao nosso Deus. Contar para ele as nossas dores e angústias, Ele certamente nos ouve.

Jeremias 33:
33.1 – 9: Clama a mim!
33.10 – 18: Vozes de júbilo e de alegria
33.19 – 26: Deus garante fidelidade

Clame a Deus, conte e louve a Ele com alegria, Ele é fiel e continuará cuidando de você.

*******************************************************



11°, 12°, 13°, 14° dia



Tema: Solicitude
Texto: Provérbios 12: 25

Esses quatros dias resolvi não postar, meu coração estava inquieto e quando isso acontece eu preciso entrar em solitude para ouvir melhor ouvir a Deus e permitir que Ele faça como sempre tem feito.
Após e devocional de manter-se conectado me atentei a isso.
Nosso coração é enganoso e a ansiedade pode fazer duas coisas:
Refletir ou afastar-se e assim se fechar.
A ansiedade em si não é ruim, desde que não nos tire no eixo, se eu não tomar cuidado isso pode acontecer.
Na ministração de domingo:
O vale dos ossos secos em Ezequiel 37: 1 – 14
O cativeiro babilônico era um tempo de crise com um propósito, o propósito de levar a Judá a reconhecer a Deus e Dele depender.
A graça de Deus se manifesta aonde os sentimentos impotentes e sem forças. Acredito firmemente que a crise é uma grande ação de Deus para promover um grande avivamento em nossas vidas.
Quando se vem uma crise que também gera ansiedade é tempo de orar e falar com Deus, ouvir (meditar/silêncio).

Reflexão:
Deus está a distância de uma oração.
Aquiete seu coração para participar do mover de Deus em sua vida, assim como Ele tem feito comigo.


*******************************************************
10° dia

Tema: Manter-se conectados
Texto: Gálatas 5: 22 – 23
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
Para alguns cristãos acaba sendo difícil desenvolver os frutos do espírito.

Acaba de alto julgando e passa a ser um fardo viver com Cristo, não permita esse peso sobre você.
Você já pensou qual foi a última vez que você foi cheio do Espírito Santo?
Entendo ser errado pensar nesse parâmetro, ser cheio do Espírito Santo é ter uma vida conectada todos os dias com Ele e assim será desenvolvido os frutos em nós.
Temos momentos sim, que parece que seremos arrebatados de tamanha presença de Deus, e isso é fruto de uma vida conectada com Deus diariamente.
Como está a sua transformação e conexão com Deus?
Deixe Deus fazer de novo, e de novo sobre sua vida.
Permita-se viver sem julgo e pese.
Você é livre e tem total acesso à Deus.
Aviva-nos Senhor.


*******************************************************
9° dia

Tema: Equilíbrio emocional
Texto: Provérbios 3: 21 – 24

Enfrentamos diversas situações difíceis de lidar e precisamos de sabedoria, muita resistência emocional e física, para vencer todos os obstáculos.
Isso realmente só conseguimos quando estamos conectados em Deus e confiantes de que Ele é quem faz por nós.
Existe situações que sai do nosso controle é aí que Deus começa a agir.
Já passei por diversas situações que foi difícil manter o equilíbrio emocional, é normal querer termos o controle de tudo, mas é impossível manter o controle de tudo, e o tudo passa a ser nada.
Sabemos que nada podemos fazer se Deus não estiver no controle.
Manter-se avivado em Deus é deixar o controle de TUDO entregue a Deus.

Manter-se avidado é ter as emoções cuidadas por Deus.
*******************************************************
8° dia

Tema: Mantendo o equilíbrio
Texto: Provérbios 9:9

Uma das virtudes mais importantes no homem de Deus é o equilíbrio. Equilíbrio no ministério, na família, nos gastos pessoais, no comer, enfim, equilíbrio em todos os setores da sua vida.
O homem equilibrado é caracterizado pela maneira de agir diante das situações difíceis.
Ter equilíbrio é agir com sabedoria, e isso também vem com treino, ninguém nasce sabendo, mas podemos buscar sabedoria em Deus.
Salomão define sabedoria como prudência. Ser sábio é ser prudente. Se você procurar no dicionário a melhor definição de prudência, verá que uma delas é o equilíbrio. PORTANTO, SABEDORIA SIGNIFICA EQUILÍBRIO. E equilíbrio você não aprende na universidade, não é fruto do estudo, nem é resultado de anos de investigação e pesquisa. Equilíbrio é um presente que Deus dá àqueles que vivem uma vida de comunhão diária com Ele.

Quando estamos diante uma situação delicada buscar manter o equilíbrio colocará você numa posição muito mais favorável do que perder a calma e permitir que o desespero tome conta da sua mente. Sei que num primeiro momento, pode ser realmente um grande desafio permanecer tranquilo em meio às adversidades da vida.
*******************************************************

7° dia

Texto: Isaias 44: 3
Tema: Terra seca
Derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca"

Deixar Deus derramar sobre seu coração que muitas vezes pode se encontrar seco, é justamente ali, onde tudo está seco e sem vida, o Senhor quer derramar torrentes de água viva.
Avivamento cem através do departamento e estamos prontos a receber um despertamento?
Para alcançarmos um avivamento real, certas condições precisam estar presentes em nossa vida. Mas existe uma outra coisa que não devemos esquecer quando falamos de despertamento: a oração. Temos de orar por um despertamento!
Não entre em uma "rotina espiritual", muitas vezes a rotina pode nos levar a entrar no automático, viva inteiramente momentos de derramar - se na presença de Deus, crie sim uma rotina, porém para não perder momento assim em Deus.
AVIVA-NOS SENHOR
*******************************************************

6° dia

Texto: Jeremias 29:13
Tema: Iniciando o dia com os joelhos dobrados

Joelhos dobrados são sinônimo de humildade diante de Deus
Quando uma pessoa se dobra em oração, está transmitindo humildade e confiança, mostrando que conhece as suas limitações
Quando alguém abre mão do seu desejo de controlar tudo e simplesmente confia em que Deus, e dá o primeiro passo em direção a uma vida totalmente nova, na qual tudo é possível.
Um joelho dobrado é uma das armas mais poderosas que temos contra todo o mal, porque as orações são a nossa fonte de comunicação com Deus, elas demonstram a nossa fé e convocam todos os anjos a estarem ao nosso lado, protegendo-nos, guiando-nos e mantendo-nos longe de tudo aquilo que não vem dos Céus.

Em Jeremias 29 fala dos exilados, em vez de ficar ai parados, se lamentando o que foi perdido, construam, se multiplique, procurem a paz, eu sei dos seus pensamentos, planos, então me invoquem e assim me acharam.

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”.

Reflexão:
Então convido você a começar o seu dia com os joelhos dobrados, independente na situação atual da sua vida, se mova, se lance aos pés do Senhor, assim você o achará, busque de todo o seu coração.


*******************************************************
5° dia

Texto: Gálatas 5:16-18, 22-24; Efésios 5:18-21
Tema: Experimentando uma vida cheia do Espírito Santo

            1. Quando foi a última vez que você realmente se sentiu cheio do Espírito?
            2. Quais as características de uma pessoa cheia do Espírito, conforme os textos indicados neste artigo?
            3. Segundo seu parecer, como é que alguém pode ter uma cheia do Espírito?
            4. Por que a maioria dos cristãos não experimenta a vida cheia do Espírito?
            5. E você, é guiado pelo Espírito? O que pode melhorar quanto a isso?

Enchendo-se do Espírito

Como indicado no ensino da Cruzada Estudantil, você pode ser cheio do Espírito Santo agora mesmo, se você
            • Desejar sinceramente ser controlado pelo Espírito Santo.
            • Confessar seus pecados. Após isso, pela fé, agradeça a Deus por ele ter perdoado todos os seus pecados - passados, presentes e futuros -, porque Cristo morreu por você.
            • Apresentar cada área de sua vida a Deus.
            • Pela fé, tomar posse da plenitude do Espírito Santo, de acordo com estes princípios:
            - A ordem do Senhor: seja cheio do Espírito Santo
            - A promessa do Senhor: ele responderá quando orarmos de acordo com a sua vontade

Reflexão:

E você, quer orar agora mesmo para ser cheio do Espírito Santo?

Estudo da Bíblia do discipulado
*******************************************************
3° dia

Texto: I Pedro 5: 6 - 10
Tema: No inverno é preciso manter-se aquecido.

Temos que assumir a inevitabilidade dos ataques de um inimigo hostil a nossos interesses espirituais e construir nossas defesas nos lugares em que ele é mais propicio a atacar.
Pense nesse pergunta: se satanás quisesse destruir o que temos construído, o que ele faria?
O importante para conseguir passar pelas dificuldades e saber lidar com isso é manter-se aquecido no Espírito Santo.

No inverno:
A vida durante o inverno girava em torno de se manter o fogo aceso, porque o for é a chave para se sobrevier ao frio.
E manter uma fogueira acesa durante o inverso dava muito trabalho. Tudo começa durante as estações quentes, porque havia que se pensar e planejar com antecedência para o fogo no inverno.
Em lugares que o frio é intenso é preciso preparar madeiras para se manter aquecido. Se o fogo se apagasse, a temperatura cairia rapidamente e levaria muito mais – mais lenha, mais o trabalho e mais tempo – para reaquecer um lugar frio.

Mesmo que seja difícil, mesmo em meio as dificuldades, mesmo assim mantenha seu coração aquecido em Deus, mantenha seu coração aquecido no Espírito Santo, para quando vier o inverno (as dificuldades) você consigo passar.
*******************************************************
2° dia

Texto: 2 Reis 23: 1 – 20
Tema: Queres avivamento?

Josias renova sua aliança, Mudanças profundas começam no interior das pessoas.
O rei levou o povo a aliançar-se com o Senhor. Ele criou a cultura de aliança na qual esses líderes seriam respeitados e poderiam nortear o povo de todo coração e de toda alma. Não era apenas algo formal ou político, e sim um avivamento de coração.
A reforma de Josias foi a maior purificação de toda a história, pois limpou a nação dos problemas que surgiram a partir de Salamão e do início do Reino do Norte, Israel, com Jerobão.

Reflexão:
Hoje o Senhor me perguntou: Queres um avivamento?
Se quisermos ter um avivamento, preciso se arrepender diariamente de tudo aquilo que te afasta e concorrem com a minha presença, indo até as raízes da sua história e tirando essas coisas da sua vida de modo radical.

E você quer um avivamento?

Na nossa jornada cristã, sempre teremos coisas que precisaremos deixar, e assim teremos uma aproximação maior de Deus.
Sempre teremos momentos que seremos lapidados e aperfeiçoados em Deus.

O hoje te impede de viver esse avivamento? 
*******************************************************
1° dia

Texto: Efésios 4: 25 – 32
Tema: Cuidando do coração, e deixando ele aquecido.

Para iniciarmos um período de avivamento precisando cuidar do coração. A bíblia diz:
Mateus 12:34 a boca fala do que o está cheio o coração.
Assim que aceitamos a Jesus em nosso coração iniciamos um processo de santidade e isso será para uma vida inteira. Passamos a buscar está mais próximo de Deus e conectado com ele.
Então, isso requer mudança diária.
V: 25 – Quando mentimos, nos desconectamos das pessoas. E nos separamos emocional e espiritual. Sem pensar, as tratamos como inimigos. No corpo físico, isso seria parecido a um ataque do sistema imunológico a algum órgão, como se não pertencesse ao corpo. Fale a verdade.
V. 26 - Fiquem irados e não pequem. Jesus se irou. A ira pode ser tanto de Deus, justa certa, como pode ser egocêntrica. Toda emoção pode ser segundo Deus ou segundo o mundo. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês. Resolva! 1Tm 2:8
V. 27 - Quando não resolvemos a nossa ira, abrimos uma brecha para Satanás, um campo fértil para sua infecção se propagar. Feridos ou magoados, temos tendência de responder de forma agressiva (com ira) ou de retirar ou fugir (com medo). A ira é uma de seis estratégias de Satanás para as outras. Uma brecha não resolvida se torna uma fortaleza.
V. 28 Um de nossos motivos para trabalhar deve se poder ajudar o que não tem trabalho.
V. 29 – Nossas palavras devem ter três características.
1) Ser edificantes, sem diminuir, minar ou criticar alguém;
2) Responder a necessidade do outro;
3) Transmitir graça.

V. 30 E não entristeçam o Espírito Santo de Deus. Ao abrir o seu coração para nós em amor, Deus também abriu para ser ferido. Ele é gente. Ele é uma pessoa. Temos o poder de fazer o mal ou bem para ele. Podemos até machucá-los. Quando não o tratamos como pessoa, entristecemos o Senhor.
V. 31 – 32 Estes dois versículos são um tipo de paráfrase de Gálatas 5: 19 – 23 sobre as obras da carne e o fruto do Espírito, perdoando uns aos outros.

Reflexão:
Cuide do seu coração para que saia coisas boas dele, se entregue nesse período ao Senhor e o deixe avivar seu coração.
Tenha um coração aquecido pela presença de Deus e viva esse avivamento.
Libere seu coração para Deus se manifestar através de você.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

03/03/2016 - Tema: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram.

Meditações