10/08/2015 - Tema: Ouvindo o sábio e obtendo o temor do Senhor

Texto: Provérbios 1: 5 - 7
Ouça o sábio e cresça em prudência e o instruído adquira habilidade
Para entender provérbios e parábolas, as palavras são enigmas dos sábios.
O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

Obs: Quando somos crianças ouvimos nossos pais a maioria das vezes, mas ainda teimamos um pouco.
Quando nos tornamos adolescentes quando ouvimos conselhos algumas vezes pensamos que é por gostam de pecar no nosso pé e queremos tomar decisões sozinhos.
E quando nos tornamos jovens, adultos e mais experientes temos a tendência a não ouvir conselhos, pelo simples motivos de sermos vividos e termos muitas experiência.
Mas a palavra é clara quando diz para ouvirmos os sábios, crescermos em prudência.
E temos o temor do Senhor, e o temor do Senhor não se trata de medo. Os filhos de Deus desconhecem o medo para com o seu Deus, mas respeitam-no de maneira tal como filhos respeitam a seus amados pais. O temor do Senhor é o culto divino, é reverência, é atenção respeitosa, é confiança filial, é observância dos preceitos divinos em gratidão por sua misericórdia.
O princípio é a base, a fonte, são chamados loucos os que desprezam o temor do Senhor.

Prática: Ouvir conselhos em alguns momentos para mim me fez pensar que estavam se metendo em minha vida e que não sabiam o que eu estava passando.
Porém lendo a provérbios me faz lembrar do cuidado de Deus colocando as pessoas certas nos momentos certos em minha vida para me dar instrução.
Como humana tenho a tendência de não ouvir por pensar que sei o que eu estou fazendo, mas o Senhor tem me ensinado a ouvir, refletir e escutar os sábios.
Louvor a Deus por cada pessoa que foi colocado em minha vida para me orientar, são pessoas com mais experiência e isso não significa que são pessoas de mais idade, são pessoas usadas pelo Senhor.
E oro todos os dias para que os meus ouvidos não se feche para os conselhos e para ouvir experiências.

Oração: Pai, te louvo por cada pessoa que foi colocada em minha vida para me orientar, te louvo pelos meus mentores.

Me ajuda a ouvir sempre que for preciso, me dê sabedoria e graça para permanecer no propósito que Deus coloca em minhas mãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

03/03/2016 - Tema: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram.

Meditações