Pais e filhos - Ensinando o caminho certo

Ensine seu filho o caminho certo

Li esse estudo abaixo e achei muito interessante compartilhar com vocês, como já disse antes, tenho mudado minha rotina e me disciplinado com relação a educação dos meus pequenos.
Quero que eles amem a Deus acima de qualquer coisa e para isso devo ensinar desde pequenos a amarem a Deus.

Ensina à criança o caminho que ela deve seguir, mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.
Provérbios 22:6

Fiz algumas modificações e espero que o Senhor fale com você através desse texto.
 Pais que tem deixado seus filhos à sorte da televisão. Cada vez mais crianças pequenas de 5, 6 anos, passam horas à frente de um equipamento eletrônico: computador, tablet; vídeos games, smartphones. Sozinhos, sem atenção, sem diálogo, sem uma orientação sequer. E onde estão seus pais? Fazendo o mesmo.
Criar filhos é responsabilidade exclusiva dos pais. Esta é a mensagem de Provérbios: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele(22.6).

1. Criar filho é gerar um sábio
Criar filhos é gerar sábios. Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar um sábio, se alegrará nele(23.24). A geração de um filho não está restrita tão somente ao ventre da mãe, mas principalmente fora dele. É quando a criança nasce que tem início a mais difícil tarefa dada por Deus ao homem: criar o seu filho.
A geração de um sábio dá-se pela sabedoria dos pais recebida do próprio Deus. Falando da sabedoria em Provérbios 2.1-11: se aceitares, se esconderes (trazer consigo), se clamaresse te renderes a ela (à sabedoria), se a buscares... você terá a sabedoria necessária para gerar um sábio: Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento (2.6).
Gerar um sábio é criar o seu filho no temor do Senhor, ensinando-lhe o conhecimento de Deus, preparando-o para a vida do começo ao fim. Os pais que negligenciam esta orientação estão fadados a gerar filhos tolos: O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria(17.21).

2. Criar filho exige reprender quando necessário
A Bíblia: Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao seu filho a quem quer bem. Provérbios 3:12.
Deus repreende os seus filhos, mas não o faz como carrasco. O faz com um propósito, para o bem deles. Do mesmo modo, pai e mãe, haverá momentos em que será inevitável a repreensão. O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga Provérbios 13.24. Não repreender é o mesmo que odiar. É deixa-lo à própria sorte de fazer algo que não pode: criar-se ou corrigir-se a si mesmo. Provérbios diz: A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe (29.15).
Reprender não é torturar ou espancar em excesso. Cometer insanidades como queimar mãos. Agredir a ponto de causar lesões graves. Repreender é contrariar quando o filho está errado; é não fazer as vontades dele.Repreender é corrigir a seu tempo, para o bem estar do seu filho: Repreender o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar (19:18).
À luz de Provérbios, repreender é o mesmo que advertir, admoestar, corrigir, disciplinar, emendar. Advertir é, ao mesmo tempo, censurar levemente. Explicar com atenção considerando a importância disso para o seu filho. Mas, quando preciso, também fazê-lo com palavras duras. Admoestar é aconselhar. Algo que exige tempo, que, às vezes, você pensa que não pode perder. Mas é certo que se não investir esse tempo agora, perderá mais tempo ainda para resgatar seu filho de alguma delicada situação. E o que é pior, poderá perdê-lo para sempre.
Corrigir é dar a forma correta, é endireitar ou, ensinar o caminho direito. Disciplinar é estabelecer limites. Temos visto pais quase enlouquecidos por não mais terem o controle sobre seus filhos. Falta de limites. Crianças que ficam o dia inteiro na internet. Não estudam, não fazem os deveres e trabalhos de casa. Ficam em recuperação, perdem o ano letivo. Atrapalham as férias dos pais. Sempre há tempo para rever posições. Revejam as suas pais e tudo começará a mudar para melhor.
Emendar é tirar defeitos. Há pais que em vez de tirar, estimulam os defeitos dos seus filhos. “Ah! Ah! Que bonitinho!” Repreender é arguir o erro cometido, confrontá-lo à luz da Palavra e, energicamente, censurá-lo.
Não seria preciso, mas vou dizê-lo. Em todas estas coisas, pai e mãe, vocês precisam ser exemplos.

3. Criar filho é instruir
Esta é a máxima de Provérbios para a criação dos filhos: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele – (22:6).
Instruir demanda, dentre outras coisas, três etapas fundamentais na infância de uma criança: a transmissão do conhecimento, o exercício e a domesticação.

3.1 – Transmitindo o conhecimento
Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe... (1:8). Qual o tempo em que a criança deve receber esta instrução, este conhecimento? Quando menino, na infância. Esta é a idade do aprendizado. Tudo o que for ensinado a uma pessoa, na infância, ela não esquecerá jamais. Os pais devem falar da Bíblia aos seus filhos. Provérbios é um livro riquíssimo em sabedoria para o lar e para a preparação para a vida fora do lar, pois fala do temor ao Senhor, de fé; apresenta os valores morais verdadeiros. Revela também as consequências daquele que desobedece aos ensinamentos recebidos, em especial, dos seus pais.

3.2 – Exercitando o seu filho
Para exercitar alguém é preciso fazer primeiro. Instruir significa conduzir à prática pelo exemplo. Os maus exemplos estão por toda parte. A igreja não está à parte. Se vocês – pai e mãe – seguirem as orientações da Palavra, examinarem tudo e retiverem o que é bom, em qualquer lugar que estiverem com o seu filho poderão exercitá-lo, mostrando o certo e o errado, de forma que ele compreenda e não fique só na teoria. Mas o exemplo de vocês, por si só, será suficiente para marcar positiva ou negativamente a vida do seu filho.


3.3 – Domesticando seu filho
Instruir é domesticar, que significa: tornar doméstico; amansar; domar. Amansar e domar, em sentido figurado, você obtém ensinando limites. E o que significa tornar doméstico? “Tornar da casa ou referente à casa; à vida da família; familiar.”
Domesticar é ter limites para impor limites. Domesticar é ensinar limites. Para ensinar limites é preciso que você conheça, tenha e estabeleça os limites. Reflita primeiro: quais os seus limites? Você respeita limites? Se a sua resposta foi sim a esta última pergunta você já tem tudo para domesticar o seu filho.

Para pensar e agir
Não é possível instruir uma geração para toda uma vida em uma única oportunidade. A instrução vai desde a mais tenra infância até a velhice.
Seria maravilhoso se pudéssemos dizer uma única vez aos nossos filhos: “Olha, se você quiser ser feliz, abençoado, bem-sucedido em todos os seus projetos, você terá de viver nos caminhos do Senhor”.
Poderíamos escolher um versículo e dizer este será o seu versículo para toda vida: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido (Js1.8).
O versículo é completo e perfeito, mas ele exige interação: com o pai, com o filho, com a Palavra, com o Pai celeste, com o semelhante.
O mesmo acontece com Provérbios 22.6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Não se desviar é não mudar a direção; não se afastar do ponto onde se encontrava; não alterar o destino; não se distanciar do Senhor; não pecar.

Quando instruímos os filhos nos caminhos do Senhor pela Palavra, eles aprenderão que o Pai está sempre orientando a vida deles.

Autor desconhecido

Comentários

  1. muito bom e edificante para uma familia ser bem sucedida em toda vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

03/03/2016 - Tema: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram.

Meditações