08/06/2015 - Salmos 127 O perfil dos pais e dos filhos segundo a Bíblia - Parte 1

Salmos 127
O perfil dos pais e dos filhos segundo a Bíblia - Parte 1

O perfil do filhos
1) Herança
... Herança do Senhor são os filhos ...
Alguns pais não veem seus filhos como herança porque acham que eles não foram planejados, talvez não por você, mas Deus os planejou.

A) herança é dada por Deus
Esta é a primeira visão que os pais devem ter de seus filhos, que eles são uma herança.
Entenda que uma herança não vem quando o herdeiro decide, mas na hora que o doador decide entrega-la. Se tem filhos, apenas reconheça que eles foram dados por Deus.

B) Herança é uma questão de legalidade
No caso dos filhos, existe uma legalidade natural e uma espiritual, pois, diante da lei os pais são responsáveis pelos seus filhos, e diante de Deus também. Essa legalidade lhe dá o direito de instruir, investir, treinar, corrigir.
Entenda que ser pai é agir na legalidade para instruir e corrigir, é claro que isso não da direito aos pais de fazer nada que possa prejudicar os filhos.

C) A herança precisa ser preservada
Como pai, você precisa cuidar das necessidades básicas do seu filho como também das necessidades espirituais, para preservar, a fim de manter em boas condições a mente, o corpo e o espirito dele.
Isso inclui muito trabalho. Sabendo disso, Deus coloca um primeiro essencial para criar seus filhos, no Salmo 127: " Se o Senhor não guardar, em vão vigia a sentinela". Isso começa ao reconhecer que essa tarefa é maior do que você.
Falta reconhecer que criar filhos pode, sim, ser algo maior que a nossa capacidade natural. mas a bíblia dia que é bem-sucedido aquele que depende de Deus, pois Deus, sim, cuida plenamente, porque Ele não dorme, Ele não cochila, Ele é como sombra que está presente por onde nossos filhos forem. Isso nos dá descanso e segurança.

D) A herança dos filhos é nosso maior patrimônio.
Nossa alegria não pode estar na abundância de bens que adquirimos ao longo dos anos, e sim nos nossos filhos, pois eles são o nosso maior patrimônio nesta terra, porque onde está o seu tesouro é onde está a sua alegria. ter filhos é alegrar-se com a sua herança.

E) O propósito da herança não é gatá-la, e sim passá-la para outros.
Hoje pelos ecologistas e ambientalistas é: que tipo de mundo vamos deixar para os nossos filhos??? Eu acredito que isso seja bom, mas tem uma pergunta melhor do essa: que tipo de filhos vamos deixar para o mundo??? Filhos à imagem de Deus???
O grande problema do filho pródigo é que ele não entendeu o propósito da herança, por isso ele gastou tudo. Se ele entendesse que a herança era algo que poderia multiplicar e deixar para os seus filhos, ele teria agido diferente. Quando temos a compreensão de que Deus nos deu filhos visando a um propósito eterno tudo muda. Portanto, alargue a sua visão sobre seus filhos. Você esta fazendo um investimento eterno.

2) Flechas
Como flechas ... assim são os filhos...
O Salmo 127 afirma que os filhos são como flechas, os pais são os que lançam a flecha, mas o alvo é Deus quem define.

A) Para acertar o almo, primeiro você enxergar o alvo.
Bem, como você se sentiria se você fosse a pessoa com a maça na cabeça??? Certamente insegura e amedrontada, pois sua vida estaria em risco. É isso que os filhos se sentem quando os pais não sabem para onde apontar a flecha.

B) Os pais são aqueles que direcionam a flecha, mas o alvo é Deus quem define.
Os pais são responsáveis pelos filhos, mas não são eles que dão a última palavra quando se trata de definir o que os filhos vão ser, porque essa tarefa é de Deus.
Você tem que direcionar a flecha para o alvo certo, seus filhos precisam aprender a viver a vida de Deus, na qual Cristo seja o centro de suas vidas. Assim, todo o resto também será conduzido por Ele.

C) Antes de ser lançada, a flecha precisa ser afiada.
Afiar flechas pode parecer um tempo inútil, mas ele é necessário. Esse tempo na vida dos filhos é a infância.

D) O foco de quem lança deve ser o mesmo da flecha.
Para que Cristo seja o centro da vida dos filhos, primeiro Ele precisa ser o centro da vida dos pais. Pais cristãos que vivem como o mundo vive, em função de coisas materiais, jamais poderão fazer de seus filhos flechas que acertam o alvo.
Quando os pais permitem que seus filhos vivam a infância de maneira descomprometida com Deus, vão aos cultos apenas quando têm vontade, quando não passam para os filhos a importância de louvar, de ler a bíblia, de ofertar, eles não vão dar importância a nada disso, é como a flecha que chega a um metro de distância, porque nçao foram lançados devidamente.

3) Galardão

... fruto do ventre, seu galardão.

Investir em filhos não é perda de tempo. Investir na vida espiritual dos filhos é acumular galardão.


Fonte: Livro Criação de Filhos.
Pra. Marcia e Pr. Aluizo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

03/03/2016 - Tema: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram.

Meditações